sexta-feira, 27 de junho de 2014

Adolescência

Por vezes ficamos aborrecidos por nada e dizem-nos sempre que é da adolescência. Mas será que é culpa dela todos os erros cometidos por alguém entre os 13 e os 18 anos? Coitadinha, toda a gente se queixa dela, até porque nem todos gostam de se ver mudar, tornar-se alguém diferente e, quando perguntamos o porquê disto, dizem-nos sempre  «é por estares na adolescência » .
Sinceramente, não entendo o porquê de a odiarmos tanto, quando na verdade é ela «que nos prepara para a vida adulta». Obviamente que também acho que não há motivos para a amarmos, se ela nos prende num mundo estranho e confuso durante anos. Ela traz dúvidas, incertezas e faz-nos pensar que tipo de pessoa realmente queremos ser.
Mas, definitivamente, há uma coisa em especial que não gosto mesmo nada quanto à adolescência. Sabem quando alguém diz «estás na fase da parvoíce, na idade do armário», ninguém gosta de ouvir essas coisas que, claramente, nos parecem idiotices, simplesmente nenhum adolescente gosta, mas parece que todos os adultos gostam de nos aborrecer com isso. Falam também em hormonas, seja lá o que isso for e em sentimentos descontrolados, em crescer, em mudar, em conhecer gente nova e começar a ter responsabilidades. É óbvio que nos cansa um pouco, mas também cansa quem nos ouve dizer disparates todos os dias.
       Mas sabem que mais? Fico muito mais aliviada sabendo que não sou a única e que toda a gente passa por isto. E só mais uma coisa... Lembrem-se que são só uns meros anos da nossa vida e não queremos certamente passá-los cheios de dúvidas e zangados com o mundo. Temos de aproveitar esta fase da nossa vida, pois acredito que a vida adulta seja bem mais difícil.  


Maria Lacerda, n.º14, 8.ºA