sexta-feira, 27 de junho de 2014

Um encontro inesperado

Estou aqui sentada no banco de meu jardim a olhar para as árvores, umas com as folhas verdes, outras amarelas, o chão está repleto de folhas castanhas que não deixam ver o verde da relva. Encostei-me mais um pouco ao banco, que não era lá muito confortável, levantei-me e entrei dentro de casa, peguei num casaco e nas chaves, saí de casa, trancando a porta.
Andei pelas ruas do meu bairro, lembrando-me de quando era mais nova e andava por ali a correr com todas as outras crianças da minha idade. Olhei em volta e lembrei-me de uma tarde em que estava sozinha a ler um livro, tinha uns 10 ou 11 anos.
Foi numa tarde de primavera, lembro-me de todos os pormenores desse dia, o sol brilhava, não havia nuvens no céu, todas as crianças da minha idade estavam na rua, umas jogavam à bola, outras saltavam à corda e ainda algumas a brincavam às escondidas. Eu estava sentada no chão a ler um livro que a minha mãe me tinha dado intitulado “Gémeas no Colégio de Santa Clara I”. O livro era muito engraçado e ainda só estava nas primeiras páginas, ri-me várias vezes sozinha devido a certas coisas que aconteciam no livro e algumas meninas vieram perguntar-me se eu queria ir brincar com elas, mas eu disse que não.
De repente sinto alguém a tocar, pensei que fosse outra menina a perguntar se eu ia saltar à corda, por isso disse de imediato:
- Não quero ir brincar, deixem-me ler!
- Estás a ler um livro que a minha mãe escreveu. – respondeu uma voz que eu não reconhecia.
- A nossa mãe. – disse outra muito parecida.
Olhei para cima e não queria acreditar no que estava a ver, esfreguei os olhos.
- São mesmo vocês? – perguntei.
- Sim. Eu sou a Patrícia.
- E eu a Isabel.
- Vocês existem mesmo?
- Sim, não estás ver? – perguntou a Isabel.
Começamos a conversar durante muito e muito tempo e, por momentos, esqueci o livro.
Foi um dia espetacular.


Catarina Pereira, 9.ºA