sexta-feira, 27 de junho de 2014

Halloween


Tal como a maioria das festas católicas, também o Halloween tem uma origem pagã que remonta aos povos celtas que, com o Festival de samhaindar, marcavam o fim verão e prestavam culto aos mortos. Depois de incorporada nas celebrações cristãs, as grandes vagas de emigrantes irlandeses levaram a festa para a América onde se popularizou. Nessa noite, é comum ver crianças fantasiadas a bater às portas pedindo doces (Trick-or-treat – doçura ou travessura), uma brincadeira que também já chegou a Portugal.
Hoje em dia, as comemorações do Halloween pouco ou nada têm a ver com os seus primórdios, restando apenas uma vaga alusão aos mortos, mas com um caráter completamente distinto daquele que lhe está na origem.
















       
        

        Por isso, no dia 31 de novembro, para assinalar a data, foi feita a decoração do átrio de entrada e da porta da cantina pelo grupo de Inglês, com a colaboração da professora de Educação Visual, Sílvia Portela, e da turma do curso vocacional de Artes Ofícios e Ambiente. A professora Margarida Queirós ensaiou a apresentação de um ‘Mob Dance’ com a turma do 9ª A. Quanto às turmas B e C do 5.º ano, participaram com uma canção de Halloween dinamizada pela professora Antónia Andrade.
      
       







Na cantina serviu-se gelatina vermelha e cor de laranja em alusão às cores específicas da comemoração do dia das bruxas. Fez-se pintura facial com a colaboração da professora Ana Mota e filha, Mariana Mota, e do Encarregado de Educação da aluna Maria Pereira da turma A do 9º ano. Para além disso, realizaram-se atividades no âmbito de sala de aula.


Com especial autorização do Diretor da Escola, os alunos das turmas com melhor aproveitamento/comportamento puderam vir disfarçadas no dia 31 de outubro. A saber: 5.º C, 6º A, 7º A, 8º A e alunos CEI (Ensino Especial).